3 coisas que você precisa saber sobre o balanceamento de motos
Tal qual os demais cuidados que você precisa ter normalmente com a sua moto, o balanceamento e alinhamento é uma ação importante e que deve ser tomada de forma preventiva para que você continue a rodar com ela sem maiores problemas e com toda a segurança possível.
Junto com a troca dos discos de freio e de óleos, e a revisão do sistema de transmissão, por exemplo, o balanceamento deve estar constantemente presente no checklist de quem ama a sua “furiosa”, apesar de nem todos os motociclistas lembrarem dele.
Vamos saber mais um pouco sobre o que é ele e outras coisas que são necessárias você conhecer a respeito?
Continue lendo o post e saiba mais!
1) É ele quem garante o bom funcionamento dos seus pneus
O balanceamento da moto é fundamental para que ela mantenha a sua dirigibilidade em ruas e estradas, ganhando mais segurança e evitando com que pneus, rodas e freios se desgastem com maior facilidade.
Esta simples, porém poderosa ação, garante, ainda, que os seus pneus girem de maneira uniforme, evitando vibrações excessivas e trepidações que podem comprometer a estabilidade da moto não apenas em uma curva, mas até mesmo ao acelerar o veículo.
Um pneu, quando bem balanceado e alinhado, distribui a carga de forma homogênea, reduzindo o desgaste irregular e prolongando a sua vida útil.
Além disso, o balanceamento quando feito da forma correta proporciona uma pilotagem mais suave e confortável, afinal, melhora, com tudo isso, também, a experiência do motociclista.
2) Não existe periodicidade certa
“Comprei minha moto outro dia e até agora não fiz o balanceamento. E agora?”
Calma, não existe uma periodicidade certa, fixa, para realizar esta ação.
A frequência com que se deve realizar o balanceamento das rodas e pneus da moto pode variar conforme diversos fatores, como o tipo de uso da moto, as condições das estradas percorridas e o estado geral dos pneus.
Os especialistas recomendam, inclusive, realizá-lo quando houver troca de pneus, após reparos nas rodas ou sempre que o motociclista perceber vibrações incomuns durante a condução.
Fora isso, cabe dar uma olhadinha durante a manutenção preventiva, que já falamos algumas vezes por aqui no blog.
Leia também: 5 serviços que podem ser realizados em até 1 hora
3) Existem dois tipos de balanceamento de motos
Por fim, a última coisa que você precisa saber sobre o balanceamento de motos é que existem dois tipos dele: o estático e o dinâmico.
Balanceamento estático
Realizado com a roda parada, este método é o mais antigo oferecido pelas oficinas e concessionárias.
Feito de forma manual pelo profissional, ele é mais barato e eficaz para corrigir desequilíbrios simples através do aperto de raio.
No entanto, pode haver menos precisão no serviço. Se o problema for muito grande, recomenda-se o balanceamento dinâmico, que veremos a seguir.
Balanceamento dinâmico
Realizado com a roda em movimento, este método é mais avançado e capaz de detectar e corrigir desequilíbrios em múltiplos planos.
Por meio de computadores e scanners, o balanceamento dinâmico é particularmente indicado para motos de alto desempenho ou para situações onde o balanceamento estático não elimina totalmente as vibrações.
Este método proporciona um ajuste mais preciso e com maior durabilidade, o que resulta em uma condução ainda mais suave e segura.
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