5 formas de manter a sua moto em perfeitas condições
A manutenção preventiva de motos e automóveis é uma premissa básica para quem quer ter sempre esse bem tão precioso em perfeitas condições.
Afinal, você sonhou muito com o momento em que iria adquirir a sua “motoca”, não é mesmo?
Então, nada melhor do que conservá-la o máximo possível, não apenas para que ela esteja sempre bonita, visualmente falando, como também funcional, garantindo toda a segurança e o desempenho possíveis.
No post de hoje, enumeramos cinco formas de você manter a sua moto em excelente estado e aproveitar ao máximo a sua experiência com ela!
Acompanhe a leitura!
1) Verifique os óleos regularmente
Qual foi a última vez em que você trocou o óleo da sua moto? Nem se lembra, né?
Essa é uma das maneiras mais importantes de mantê-la em excelente condição: realizar verificações regulares nos seus óleos (fluidos).
Então já anota aí para não esquecer!
Os principais incluem o óleo do motor, indispensável para a lubrificação e refrigeração do motor da sua moto; o de freio, que garante que o seu sistema de freios funcione da forma correta; e o da embreagem - sim, ele também se troca!
Uma recomendação importante é você usar somente os que foram sugeridos pelo fabricante da moto e estejam especificados no manual do proprietário, combinado?
O uso de produtos não indicados pode causar danos significativos ao seu motor e aos seus sistemas de freios e embreagem, portanto, muito cuidado!
2) Calibre sempre os seus pneus
Essa dica é de ouro e, apesar de quase óbvia, ainda não é praticada por muita gente!
Então já se liga!
A pressão dos pneus é um fator crítico para a segurança e o desempenho da sua moto.
Pneus sem pressão podem afetar a sua forma de pilotá-lá, a eficiência do combustível e mesmo a estabilidade da sua “furiosa”, além de contribuir também para um calor excessivo e para um fraco desempenho do seu sistema de frenagem.
Por isso, verifique a pressão dos pneus regularmente, de preferência de forma semanal ou antes de realizar uma viagem, usando sempre um medidor de pressão confiável e ajustando os seus pneus conforme as recomendações do fabricante.
Vale lembrar: só cheque a pressão dos pneus quando eles estiverem frios, pois a pressão aumenta à medida que os pneus esquentam durante a pilotagem.
Pneus com pressão insuficiente ou excessiva podem desgastar de maneira irregular, afetar a aderência e aumentar o risco de derrapagens em ruas e estradas.
Fique de olho!
3) Limpe e lubrifique a corrente da forma correta
Uma corrente limpa e lubrificada não apenas melhora o desempenho da sua moto, mas também prolonga a vida útil da transmissão e da coroa.
A corrente, caso você ainda esteja na dúvida, é o objeto que leva energia do motor à roda. Ela, é claro, como os demais componentes, exige manutenção periódica, de acordo com o que é determinado no manual do proprietário.
Assim, lembre-se de limpá-la com um produto de limpeza de corrente específico e uma escova para remover a sujeira e os detritos.
Em seguida, é só aplicar o lubrificante - que também deve ser específico -, tomando cuidado para evitar o excesso de lubrificação, que pode acabar atraindo ainda mais sujeira.
Pronto! Uma corrente limpinha, lubrificada e “nova” de novo!
Tome nota: a corrente também deve estar na tensão correta, conforme as especificações do fabricante, combinado? Uma corrente muito folgada ou muito apertada pode causar problemas de funcionamento e desgaste prematuro.
4) Cheque os freios
A gente nem precisa te lembrar da importância de ter os freios da sua moto devidamente checados e com a manutenção em dia, né?
Essa é mais uma dica essencial para você que quer manter o veículo em perfeitas condições e garantir a segurança durante a pilotagem!
Dessa maneira, verifique regularmente o estado das pastilhas de freio e os discos.
Caso note qualquer desgaste excessivo, substitua as pastilhas e, se necessário, também os discos de freio, certo? Além disso, vale se certificar se os cabos e as mangueiras de freio estão em boas condições e se não apresentam vazamentos de óleo.
Os freios são um dos componentes mais relevantes da sua moto, e qualquer problema relacionado a eles deve ser tratado imediatamente!
Atenção!
5) Mantenha a bateria em plenas condições
Para finalizar, é claro que não poderíamos deixar de falar dela, que desempenha um papel fundamental na partida da moto e no funcionamento de vários sistemas internos!
Apesar de, muitas vezes, ser negligenciada, a sua bateria deve estar sempre em plenas condições para que a moto também funcione a contento.
Desta forma, verifique sempre a carga dela por meio de um multímetro, mantenha os terminais limpos e livres de corrosão - use uma escova metálica e solução de água com bicarbonato de sódio para limpá-los! - e, se necessário for, a recarregue ou a troque de acordo com as instruções do fabricante presentes no manual do proprietário.
O ideal é sempre que você a mantenha carregada, justamente para evitar aquelas surpresas desagradáveis como ter que parar no meio da rua e esperar o seguro, ou um outro motociclista/mecânico para fazer a famosa “chupeta”.
Traga sua moto para a oficina especializada da Mol Motos
Manter a sua moto em perfeitas condições não é apenas uma questão de desempenho, mas também de segurança.
Ao seguir todos os passos daqui, além de garantir esses dois pontos, você também garante que a sua moto esteja tinindo para, quem sabe em um futuro próximo, revendê-la.
Agora, se você não quer ter nenhum tipo de problema ou preocupação com isso, considere levar o veículo para os serviços de manutenção, revisão e oficina da Mol Motos.
Em nossa oficina especializada, sua moto estará em boas mãos e você pode fazer o seu agendamento aqui mesmo pelo nosso site. Basta clicar aqui e agendar a sua revisão com hora marcada!
Aproveite e conheça também o Express Service 60 minutos.
Em apenas 1 hora, sua moto está pronta e ganha em agilidade e dinamismo no seu dia, com aquela qualidade que somente a Honda pode garantir!