Maio Amarelo: o que a Honda faz em prol da sua segurança no trânsito

Maio Amarelo: o que a Honda faz em prol da sua segurança no trânsito

Em todo o Brasil, o mês de maio é marcado pelo Maio Amarelo, uma campanha em prol da segurança no trânsito para todos os cidadãos. 


Como em todos os anos, a Honda e a Mol Motos se colocam a favor da iniciativa, com ações que visam despertar a reflexão e alertar para os cuidados que devem ser tomados pelos motociclistas nas ruas e estradas. 


Vamos falar um pouco mais sobre este assunto?


Continue a leitura para saber mais!

O que é o Maio Amarelo


O Maio Amarelo é uma campanha que acontece no mundo todo e é dedicada à conscientização e à prevenção de acidentes de trânsito.


Lançada em 2014 a partir de uma Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2011, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. 


A intenção, assim, é mobilizar governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil para discutir o tema, fazendo com que todos esses atores se engajem em ações, propagando o conhecimento sobre o trânsito seguro.

Sobre a campanha deste ano 


Coordenada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a campanha do Maio Amarelo em 2024 prevê uma série de ações a serem realizadas pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) de todo o país ao longo do mês. 


Já em sua 11ª edição, a mensagem da campanha, este ano, é “Paz no trânsito começa por você”, e lembra que a responsabilidade de um trânsito mais seguro para todos é de gestores, como governadores e prefeitos, mas também de usuários, sejam motoristas, motociclistas, entre outros. 


Confira também: Saiba por que contratar um seguro Honda para sua moto 

O que a Honda faz em prol da sua segurança no trânsito


Visando não apenas o Maio Amarelo, como a segurança de seus motociclistas ao longo de todo o ano, a Honda se comprometeu, em 2021, a zerar acidentes fatais envolvendo suas motos até 2050.


Para isso, a montadora investe, continuamente, em tecnologias de última geração para os seus modelos. 


Como: 


  • Aprimoramento de seus sistemas de detecção

  • Inclusão de sistema de permanência em faixa

  • Adição de sensor de ponto-cego

  • Instalação de assistente de frenagem 

  • Estudo do comportamento do piloto através de câmeras e sensores

  • Sistema integrado com inteligência artificial que executa intervenções de forma automática, podendo evitar acidentes e desviar de obstáculos ao detectar uma situação de risco


A previsão é de que todas essas atualizações sejam implementadas até meados de 2030. 


Além dessas iniciativas, a empresa também é aderente ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, já há alguns anos. 


Esta iniciativa tem como meta reduzir pela metade o Índice Nacional de Mortes, por grupo de 100 mil habitantes, até 2028.

A Mol Motos também está unida nesta missão


Fora as próprias motocicletas que são vendidas e equipadas com todo este aparato de segurança e tecnologia, as concessionárias Mol Motos também estão juntas contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro e com menos acidentes. 


Durante o mês de maio (até o dia 31/05/2024), o seu capacete usado vale R$ 50,00 na compra de um capacete novo Honda. 


Além disso, como parte deste compromisso, incentivamos práticas responsáveis no trânsito e promovemos a conscientização sobre a importância das leis - e a importância de cumprí-las, é claro!

8 dicas básicas de como prevenir acidentes de moto


Aproveite para conferir algumas dicas básicas de como você pode prevenir acidentes com a sua moto:

1. Use equipamentos de segurança


Do capacete à luva, calça ou jaqueta, estar com equipamentos de segurança reduz a capacidade de lesões em caso de acidentes. 

2. Mantenha a moto em bom estado


Não basta só trocar o óleo ou encher os pneus, a manutenção preventiva deve ser constante neste caso!

3. Obedeça às leis de trânsito 


Nada de ultrapassar o sinal vermelho, dirigir na contramão, desrespeitar os pedestres ou pilotar acima da velocidade permitida, hein!

4. Pratique direção defensiva


Antecipe-se ao que os demais motoristas e motociclistas vão fazer ao seu redor e preste atenção na sua pilotagem, estando preparado ou preparada para reagir a algo inesperado.

5. Evite corredor e pontos cegos


O corredor só é indicado em caso de trânsito parado e os pontos cegos devem ser cuidados para serem evitados. Certifique-se que motoristas de carros, ônibus e caminhões estejam te vendo a todo o tempo!

6. Reduza a velocidade em condições adversas


Vendavais, tempestades, chuvas, neblinas ou quaisquer outras alterações climáticas devem ser observadas com cautela por você!

7. Se beber, não pilote


E mais do que isso, não pilote também sob a influência de medicamentos que possam prejudicar a sua atenção e energia, ou mesmo sob a influência de drogas ilícitas.

8. Respeite os limites de capacidade da sua moto


Com a popularização de aplicativos de corrida de moto, como o Uber Moto ou 99 Moto, muitos motociclistas têm levado passageiros na garupa sem se preocupar com a sua capacidade máxima de peso suportada.


Fique de olho nisso para que a estabilidade e o controle da sua moto não sejam prejudicados!


Continue no blog: Melhores modelos Honda para serem usados na roça

Whatsapp