Revisão de férias: sua Honda em dia e pronta para pegar estrada
Vai viajar nas férias?
Com o fim de ano chegando, é comum que as famílias peguem estrada para passar o Natal, o Ano Novo e mesmo o verão em outra cidade ou Estado.
Para quem faz isso sobre duas rodas, a preocupação com a revisão deve ser redobrada, afinal, em uma moto, as pessoas em cima dela ficam ainda mais expostas do que dentro de um carro, por exemplo.
E você, já marcou a sua revisão de férias?
Saiba a importância dela e os principais pontos que devem ser observados no post de hoje!
Por que é importante revisar a sua Honda
Uma revisão, por si só, já é fundamental para qualquer veículo, pois garante que ele esteja o mais parecido possível da versão que sai da fábrica, com peças e componentes novos.
Quando falamos de férias, ela se torna ainda mais importante.
Isso porque, nesta época do ano, a quantidade de acidentes aumenta consideravelmente, com as estradas mais cheias de carros, motos e caminhões.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o total de ocorrências sobe, em média, 20% nos meses de dezembro e janeiro.
Assim, todo cuidado é pouco - e a revisão deve ser priorizada para uma maior segurança!
Quando fazer a sua revisão de férias
Geralmente, os períodos para revisão variam de acordo com o manual da motocicleta e do fabricante.
No caso de um contexto de férias, o ideal é que se revise a moto antes da viagem, com uma antecedência mínima para que se dê tempo de agendar e, caso necessário, comprar ou trocar alguma peça.
Se você já está prestes a pegar estrada e esqueceu de fazer isso, uma alternativa pode ser o Serviço Expresso Honda, onde são realizados serviços de substituição de determinados componentes do veículo, além das manutenções previstas no manual do veículo com até 60 minutos de duração, após a finalização da inspeção gratuita dos 27 itens pela concessionária.
Leia também: O que levar em consideração na hora de escolher uma oficina para cuidar da sua moto?
No quê ficar de olho antes, durante e após a viagem e a revisão
Capacete e demais equipamentos de proteção
Nada de viajar sem o básico e obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), hein?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso adequado do capacete reduz em até 40% o risco de morte e em até 70% as chances do motociclista sofrer ferimentos mais graves na cabeça.
Portanto, atenção a essa parte!
Verifique se o seu capacete está em condições adequadas e com a viseira limpa e sem riscos, que podem dificultar a visão caso existam.
Não se esqueça de conferir também os demais equipamentos de proteção, como jaquetas, joelheiras, cotoveleiras, botas e coletes.
Dê preferências às cores claras: elas facilitam que outros motoristas e motociclistas te enxerguem nas rodovias!
Oxidação da moto
Ao contrário dos carros, a estrutura e outras partes metálicas das motos permanecem à vista, podendo oxidar/enferrujar com maior facilidade.
Para minimizar este impacto, lave e limpe a sua moto de forma regular, ainda que não esteja em sua casa e, principalmente, se for passar muito tempo fora dela, viajando.
Calor excessivo
Outro detalhe que não pode passar despercebido é o calor excessivo e o tempo de exposição ao sol de sua possante.
Altas temperaturas podem prejudicar os sistemas de refrigeração e de lubrificação da moto, bem como os botões e chaves do guidão, bancos, espelhos retrovisores e seus pneus.
Com isso, você pode investir em um toldo ou lona para cobrir o veículo durante os dias mais quentes ou mesmo um papelão.
Procurar por sombras de árvores é também uma boa pedida!
Calibragem dos pneus
Antes da viagem de férias, é necessário, ainda, checar a calibragem dos pneus.
A pressão e as condições dos pneus são fundamentais para proporcionar mais estabilidade, conforto, segurança e durabilidade desses itens.
No manual do proprietário, você pode conferir qual a pressão correta dos pneus de sua motocicleta.
Entretanto, a revisão de férias nas concessionárias Honda também checa isso para você, se preferir, bem como os demais itens a seguir.
Funcionamento do sistema elétrico e de direção
Durante a revisão de férias, a equipe Honda verifica a bateria, as luzes e outros componentes elétricos para assegurar que tudo esteja funcionando perfeitamente.
Essa análise detalhada garante que a sua moto esteja em pleno funcionamento e pronta para oferecer segurança e mais conforto durante suas viagens.
A suspensão e o sistema de direção também são avaliados com atenção.
Componentes como amortecedores e molas são inspecionados para detectar desgastes ou danos que possam comprometer a dirigibilidade e o desempenho do veículo na estrada e também fora dela.
Verificação dos freios
Por fim, antes de pegar estrada, lembre-se de conferir itens como pastilhas, discos, tambores e lonas para identificar sinais de desgaste.
Na revisão realizada nas concessionárias Honda, como dito anteriormente, esta parte já está inclusa e você não precisa se preocupar.
Além disso, a equipe também chega como andam os níveis de:
Fluido de freio
Óleo do motor
Óleo hidráulico
Líquido de arrefecimento/Líquido do radiador
Fluido de transmissão/Fluido de câmbio
O que está esperando para agendar a sua revisão?
Entre em contato com a nossa equipe e deixe a sua Honda em dia e pronta para pegar estrada nessas férias!
Confira ainda: Novo serviço no checklist Honda