Sapata de freio: para quê serve?
Talvez você já tenha ouvido falar e até saiba o que é uma pastilha ou uma lona de freio.
Mas, e em sapata de freio? Você já ouviu falar na peça?
Tão importante quanto os demais itens citados, a sapata de freio complementa o trabalho realizado pelas pastilhas na frenagem da moto e deve ser substituída de acordo com o desgaste e o uso do veículo.
Vamos saber mais sobre ela?
Chega mais!
O que é a sapata de freio
Geralmente localizada na roda traseira, a sapata de freio é um componente presente no sistema de freio a tambor da moto.
Presente em formato semicircular ou circular, é revestida com um material de atrito feito especialmente para criar a fricção necessária para diminuir a velocidade do veículo até que ele pare totalmente.
Ou seja: manter a sapata de freio em bom estado é essencial para a garantia da sua segurança, de quem anda na garupa com você, e dos demais motoristas e motociclistas.
Sapata de freio x pastilha de freio
Embora tanto a sapata, quanto a pastilha, tenham a mesma função básica, criar atrito para desacelerar a sua furiosa, ambas operam de maneiras diferentes e são usadas em sistemas de freio distintos.
A pastilha de freio é usada em sistemas de freio a disco, que são mais comuns em motos de maior potência, especialmente na roda dianteira.
Já a sapata de freio costuma ser localizada em sistemas de freio a tambor, como falamos no tópico anterior, sendo a mais utilizada em motos de menor potência ou em motos maiores, na roda traseira.
Sapata de freio x lona de freio
E quanto à lona de freio?
Bom, a lona de freio também faz parte do sistema de frenagem da moto e é justamente o material de atrito que reveste a sapata.
Lembra que lá em cima citamos este material?
Pois então: ele é composto por fibras sintéticas, metais e/ou resina.
Ao acionar o freio, a sapata pressiona a lona contra o tambor, gerando o atrito que reduz a velocidade da motocicleta.
Sinais de desgaste da sapata de freio: como reconhecer
Assim como qualquer componente da moto, a sapata de freio se desgasta com o tempo e o uso, dependendo de como e com qual frequência/intensidade você usa a sua possante.
Alguns sinais comuns de desgaste incluem:
Ruídos metálicos ao frear
Pedal de freio mais baixo que o normal
Sensação de vibração ao frear
Diminuição na frenagem
Por isso, é essencial estar atento ou atenta a esses sinais para que você possa trocá-la e, assim, evitar problemas de frenagem que possam comprometer a sua segurança e a de sua família, amigos e/ou passageiros (no caso de você trabalhar com moto por aplicativo).
Não existe fórmula mágica e tempo estimado para essa troca, vai depender muito mais da qualidade da condução do que da quantidade.
Algumas motos trazem a informação mesmo no manual de fábrica ou, no caso das pastilhas de freio, por meio de uma setinha indicativa na roda.
Fique de olho!
Sapatas de freio Honda: mais qualidade e garantia
Fabricadas com materiais de altíssima qualidade, as sapatas de freio originais Honda oferecem maior segurança nas frenagens e maior durabilidade da peça.
Elas se aplicam a modelos como:
CB 300R 2009 a 2015
CG 125 2000 a 2018
CG 150 2004 a 2015
CG 160 2016 a 2019
NXR 125 2003 a 2015
NXR 150 2006 a 2014
NXR 160 2017