Capacetes & motocicletas: uma dupla indispensável

Capacetes & motocicletas: uma dupla indispensável


Para garantir uma pilotagem segura e responsável, não adianta: tem que ter o bom e velho capacete!


Essa dupla indispensável e obrigatória por lei, além de absorver o impacto em eventuais acidentes, tem o objetivo de proteger o motociclista também em outros casos. 


Quer saber quais são eles?


É só continuar a leitura!

O que diz a Lei do Capacete


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso adequado do capacete reduz em até 40% o risco de morte e em até 70% as chances do motociclista sofrer ferimentos mais graves na cabeça.


Apesar disso, em contrapartida, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em conjunto com o Ministério da Saúde, afirma que 20% dos motociclistas não o usam, o que pode gerar penalidades e multas na justiça. 


Não adianta: o uso do capacete é obrigatório e previsto em lei. 


Conduzir veículos sem o uso do capacete, ou até sem os vestuários indicados, é infração gravíssima, prevista no artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 


A penalidade, além da suspensão do direito de pilotar e recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com perda de sete pontos na carteira, é uma bela multa no valor de R$ 293,47.


Não vale dar bobeira, né?

Pode ser qualquer capacete?


A resposta é não


Ainda de acordo com o CTB, os capacetes devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com o referido selo do Instituto afixado no casco e em etiqueta interna.


Os modelos também devem conter os adesivos refletivos e estarem corretamente posicionados e afivelados ao maxilar.


Apesar da recomendação ser o capacete fechado e integral, são permitidos, ainda, opções com queixeira e do tipo jet - desde que, é claro, sejam certificados pelo Inmetro, e o motociclista use óculos de proteção. 


Dica de leitura: Saiba por que contratar um seguro Honda para sua moto 

Muito além da proteção em caso de acidentes


Como sabemos, o capacete é um equipamento de segurança projetado para proteger a cabeça do piloto em caso de acidentes ou quedas durante a condução de motocicletas ou outros veículos de duas rodas, como motonetas e bicicletas motorizadas. 


Sua principal função é absorver e dissipar a energia do impacto, reduzindo assim o risco de lesões graves na cabeça, como traumatismo craniano, concussões e ferimentos faciais. 


No entanto, sua utilização traz outras vantagens. 


Os objetos são importantíssimos para proteger os olhos do piloto contra detritos e insetos, e podem, de igual maneira, oferecer isolamento acústico para reduzir o ruído do vento durante a condução em alta velocidade. 


Já tinha parado para pensar nisso?

O que você precisa saber na hora de comprar o seu capacete


Agora, se você está em busca de dicas para escolher o melhor capacete, seja ele o primeiro ou não, saca só as que a nossa equipe separou especialmente para você!

Faça uma boa pesquisa de preços 


Atualmente, é possível encontrar bons e certificados modelos de capacetes a partir de R$ 130,00. 


De toda maneira, pesquisar preços é sempre bom e recomendado. Desconfie de opções muito baratas e veja se tudo o que o capacete oferece pode justificar um preço mais elevado, combinado?

Escolha o tamanho certo


Sempre experimente o capacete antes de comprá-lo. Ele deve ser justo à sua cabeça, nunca apertado demais ou folgado!

Lembre-se sempre de afivelar 


Essa dica é importantíssima para a hora de experimentar o seu capacete e ver se ele é realmente a melhor decisão para a sua condução.  


Um capacete deve estar sempre afivelado na sua cabeça, nunca apenas encostado ou de uma forma que pareça um boné ou chapéu.


Lembre-se que ele não é um acessório ou item decorativo, apenas “para moda”!

Opte pelo modelo que mais vai se adequar ao uso da sua moto


Como você usa a sua moto? Para o dia a dia? Para pegar estrada? Uso off-road?


Pensar em todas essas questões irá ajudar você a escolher o modelo ideal para você e a sua “possante” e melhor amiga. 


Bateu a dúvida? Peça para que o vendedor da loja ou concessionária te auxilie na escolha.

Capacete Honda é mais segurança e tecnologia 


Falando em concessionária, as da Honda não apenas contam com motocicletas com a maior qualidade, segurança e tecnologia, como também disponibilizam a chamada linha Honda Store, uma completa seleção de vestuários e equipamentos de segurança pensados exclusivamente para os motociclistas.


Já deu uma olhada nos capacetes que temos disponíveis nas lojas Mol Motos, em São Mateus, Montanha, Barra de São Francisco, Jaguaré e Nova Venécia?


Fale com a nossa equipe e veja todas as opções!


Continue no blog: Serviço Expresso: A Mol Motos valoriza o seu tempo! 


Whatsapp